Pelo sistema, lojas, táxis, supermercados, drogarias, postos de gasolina, entre outros estabelecimentos se transformaram em uma espécie de caixa rápido para os consumidores.
Veja só como funciona: ao pagar, com cartão de débito, uma conta de R$ 50, por exemplo, é possível pedir troco, em dinheiro, de R$ 100, desde que o valor esteja disponível na conta-corrente.
Quem nunca precisou de determinada quantia em espécie e não tinha acesso a nenhum banco ou caixa eletrônico nessa hora? O objetivo do sistema é agregar valor ao cartão de débito, oferecendo mais comodidade, praticidade e segurança aos usuários.
Com uso crescente em outros países, além da conveniência ao consumidor, o sistema garante benefícios aos estabelecimentos comerciais, pois, com menos dinheiro em caixa, o lojista tem mais segurança, e agrega novos valores aos serviços que oferece, aumentando o fluxo de clientes e incentivando a sua fidelidade.
Controle
O comprovante de venda discrimina o valor da compra e o troco, facilitando a leitura da transação e o controle do cliente.
E, como em toda compra com cartão de débito, é importante ficar atento aos gastos, para não desequilibrar o orçamento.
Atenção a algumas dicas para o uso consciente da facilidade:
verifique se o estabelecimento está credenciado para fornecer o serviço;
verifique se o banco emissor do seu cartão permite a operação;
verifique os limites mínimos de compras e máximos de saques permitidos;
guarde o comprovante da transação;
acompanhe a movimentação no extrato de sua conta-corrente.